Em casa


Além dos ambientes escolares e de trabalho, é importante manter uma organização em casa. Veja algumas dicas:

  • Se o quarto estiver cheio de coisas, arranje três caixas grandes. Etiquete-as com “Uso o tempo todo”, “Uso às vezes”, e “Não uso faz anos”. Separe os objetos do quarto e coloque-os na caixa respectiva. Então jogue fora ou guarde a caixa “Não uso faz anos”.
  • Um porta-chaves com ganchos etiquetados no corredor é uma ferramenta útil.
  • Use agenda e listas de tarefas, de modo a lembrar de trabalhos que precisam ser finalizados em casa.
  • Crie uma rotina e se esforce para mantê-la.
  • Um calendário com bastante espaço para anotação para cada dia permitirá que anote agendamentos, compromissos sociais e atividades que precisam ser feitas em determinada data. Mas cuidado! Calendários não são para todo mundo; deve-se lembrar de preenchê-los;
  • Trabalhos maiores, que podem parecer difíceis, ficam bem mais fáceis de resolver se divididos em pedaços menores.
  • Notas adesivas (post-it) com código de cores são excelentes exercitadores de memória para tarefas importantes. Compromissos podem ser em notas amarelas, lembretes de ligação telefônica em rosa, e assim por diante.

Estudar Em Casa

Muitas coisas podem ajudar a manter a organização na hora de estudar:

  • Tente arrumar a área de estudo da forma que melhor lhe convier em termos de luz, música e privacidade.
  • Tenha tudo que precisa à mão, para que não se distraia enquanto procura o grampeador, por exemplo.
  • Cronogramas diários podem ajudar a estruturar o dia. Coloque um alarme ou um alerta no computador, para que você saiba quando está terminando o tempo para uma determinada tarefa.1
  • Caixas de Entrada e Saída são úteis. Se tiver espaço, use 3 e elenque por ordem de prioridade: “Urgente”, “Com tempo” e “Já feito/Aguardando Resposta”.
  • Se estuda em uma situação onde há muitas interrupções, mantenha uma pilha de etiquetas auto-adesivas ou de papéis para recado tipo “post-it”. Quando interrompido, imediatamente anote o que você estava fazendo para não se perder e poder retomar de onde começou.
  • Se se deparar com uma tarefa grande ou menos interessante, divida-a em pequenas etapas e as realize com intervalos.1