No trabalho


Um dos grandes problemas que influenciam diretamente na produtividade no trabalho é a falta de organização, o acúmulo de papéis, o lixo, a quantidade de abas abertas no navegador de internet e de atividades por realizar. Todos esses fatores podem fazer com que a pessoa com TDAH se perca nos objetivos e prazos a cumprir.

Os adultos com TDAH podem se beneficiar com algumas dicas simples para o dia a dia no trabalho:

Manter a mesa arrumada 1

É necessário estabelecer uma área de trabalho, onde cada coisa deve ficar, como computador, porta canetas, enfeites de mesa, papéis, livros. A papelada deve ser organizada e para isso pastas ou caixas identificadas podem ser úteis. Todo lixo acumulado deve ser jogado fora.

Organização 1

A organização é uma estratégia muito útil, auxiliando de forma ativa na rotina.

• Usar uma agenda – O uso da agenda ajuda a lidar e organizar os horários e compromissos.
• Fazer listas – O planejamento é condição necessária para o bom desempenho das pessoas com TDAH.
• Fazer na hora – Para evitar o esquecimento, procrastinação e desordem, comuns em adultos com TDAH, é muito importante fazer o que tiver que ser feito na hora, evitando deixar ‘’para depois’’.
• Estabelecer um sistema de arquivamento para não perder nada.
• Dedicar um tempo do dia para e-mails – Separar alguns minutos do dia para checar os e-mails evita abrir a caixa de correspondência de 5 em 5 minutos. Responder, arquivar ou apagar na hora também é muito importante.
• Usar um relógio – Quando uma tarefa for iniciada é importante definir quanto tempo será empregado nela.
• Definir prioridades.
• Criar uma curta rotina diária.
• Reservar mais tempo do que o considerado necessário.
• Usar alarmes e chegar cedo.
• Fazer uma tarefa de cada vez – Caso seja um grande projeto, dividi-lo em pequenas partes e termina-las uma de cada vez.
• Aprender a dizer não – A impulsividade no adulto com TDAH pode fazer com que ele aceite executar muitos projetos ou compromissos de uma só vez sem uma avaliação prévia e ponderada das suas capacidades e, consequentemente, não consiga finalizar nenhum. Isto gera sentimentos de frustração, baixa autoestima e incompetência.

Essas dicas simples podem ajudar a realizar as atividades com mais qualidade, ter um ambiente mais organizado e consequentemente mais produtivo.