Como ajudar os alunos a gerenciar seus TDAH na sala de aula
Os alunos com TDAH tendem a ter um desempenho acadêmico mais baixo do que outros. Além disso, as pessoas afetadas por esta condição, muitas vezes, têm dificuldade em fundamentos como linguagem e matemática.1 Eles também tendem a ter um déficit no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, o que pode dificultar as relações com os colegas.2
Nós não podemos enfatizar o suficiente o quanto é importante manter a comunicação frequente e fluida com a família dos alunos com TDAH. Esta comunicação garante que o aluno realize um trabalho consistente e seja eficaz.
Os alunos com TDAH aprendem mais facilmente quando a lição é cuidadosamente estruturada devido à sua dificuldade para organizar antes de iniciar seu trabalho. Em muitos casos, eles podem não receber instruções completas, mesmo se estiverem tentando, por isso recomendamos a implementação do seguinte:
- Lembretes para organizar e preparar o seu trabalho. Desta forma, não há surpresas, e os alunos sabem qual tarefa começar e quando.
- Revise as lições anteriores. Verifique o conteúdo da aula que viram por último, enfatizando os problemas que causaram dificuldades e respondendo a algumas das questões levantadas durante a aula.
- Forneça materiais de apoio. Isto é realmente útil para apoiar os alunos ao desempenharem funções e também para reforçar o que eles estudaram.
- Simplifique as instruções.Quanto mais simples e mais inteligentes as instruções e tarefas, mais provável é que eles concluam o que foi pedido, dentro do prazo estipulado.
- Discuta quaisquer novas alterações. Se houver qualquer alteração no horário de aula ou alguma variação na sua rotina, conte aos alunos o quanto antes para que eles não se surpreendam.
- Tenha um cronograma visível. Use um espaço na sala de aula para anotar os acontecimentos do dia. Mais uma vez, sem surpresas.
- Crie uma lista de materiais para trabalhos de casa. Isto irá ajudar os alunos a manterem-se organizados.
- Peça-lhes para sentar perto de você, assim você pode manter um olho neles. Isso também pode ajudar a mantê-los menos distraídos.
Além das dicas acima, também é benéfico conhecer a personalidade da criança e como ele ou ela aprende. Isso pode exigir conversas pessoais com o estudante e reuniões com pais ou responsável da criança, para que todos saibam o que está acontecendo e conheçam quaisquer alterações no tratamento ou comportamento.
- Referências
- DuPaul, G. J., Volpe, R. J., Jitendra, A. K., Lutz, J. G., Lorah, K. S., & Gruber, R. (2004). Elementary school students with AD/HD: Predictors of academic achievement. Journal of School Psychology, 42, 285-301.
- Robbins, CA. ADHD couple and family relationships: Enhancing communication and understanding through Imago Relationship Therapy. JCLP / In Session. 2005; 61(5): 565-77.
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