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Quer melhorar sua produtividade?
20 de abril de 2017


São 8 horas da manhã e Artur está chegando no trabalho. Como em quase todos os dias ele está em cima da hora, o carro ficou no fim do estacionamento e ele corre para sua sala no estúdio de design de uma grande multinacional. Ele ainda não sabe, mas a luz do carro ficou acesa e no final do dia terá a grata surpresa de encontrar a bateria descarregada. E por isso vai chegar mais tarde para aquele jantar combinado há meses e levar outra bronca da mulher, cansada de tantas confusões. O dia começou cedo para ele, mas os atrasos já começaram em casa porque antes de sair ele nunca sabe onde deixou a chave do carro, nem a carteira. Rotinas conhecidas por todas os adultos que convivem com os sintomas provocados pelo Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. Infelizmente o TDAH não passa com o tempo e estima-se que 50% das crianças que apresentam TDAH permanecem com os sintomas na vida adulta. Nessa fase os maiores problemas relacionam-se com a vida profissional, devido às dificuldades de manter a atenção focada, com a organização, planejamento de longo prazo e controle da impulsividade.¹

Se para todos os profissionais está cada dia mais difícil manter o foco, para os desatentos esse desafio se mostra uma barreira quase intransponível, com grandes possibilidades de efeitos adversos como atritos e baixa avaliação, o que pode barrar futuras promoções e até resultar na tão temida demissão. Mas, como manter o foco no trabalho e cumprir as tarefas do dia a dia, com tantas demandas simultâneas e especialmente com os apelos tentadores das redes sociais? Sem falar da pressão dos e-mails e mensagens do WhatsApp esperando para serem lidas e respondidas. Alguém chama no Skype, outro no Messenger, aquela foto rendeu trezentas mil visualizações e você quer saber quem curtiu. Pronto, lá se foi a sua manhã pela tela e o prazo para entregar a arte, o projeto, a planilha é para quando mesmo? Se você for portador de TDAH posso apostar que não anotou o prazo e que ele está acabando em breve, ou já era. Está mais do que na hora de buscar recursos para se organizar melhor e sair desse verdadeiro inferno, onde na maioria das vezes você está perdido no meio de pilhas de papéis e objetos, ou de abas abertas no computador que você nem lembra mais porque deveria acessar. Porque a mente faz viagens incríveis enquanto você está sentado na cadeira do escritório.

Enquanto isso, lá fora dessa mente errante, naquele mundo perfeito que você desconhece, a busca por foco e produtividade continua cada dia mais valorizada. Seus colegas todos empenhados em serem mais produtivos, com entregas melhores, que tragam reconhecimento e conquistas. E você aí perdido no meio de tantas demandas e distrações de toda ordem...

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Mas nem tudo está perdido diante desse verdadeiro front de batalha. Existe sim uma guerra a ser vencida, mas seu arsenal de recursos nem começou a ser utilizado. O primeiro passo em tudo nessa vida é reconhecer que existem barreiras e que elas podem ser transpostas. A partir daí tudo pode ser modificado com ou sem o suporte de um profissional de saúde especializado em lidar com esse quadro. Mas nada vai mudar sem uma boa dose de esforço pessoal e a sua vontade de superar as dificuldades próprias do TDAH. Estratégias que funcionam para aumentar o foco no trabalho

Antes de tudo precisamos entender que o foco depende de escolhas e o que atrapalha tudo é ter muitas escolhas simultâneas. No livro “A única coisa”, o autor Garu Keller explica como o foco pode trazer resultados extraordinários para a sua vida³ e ensina que:

• “Muitas vezes você se sente perdido por querer fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, ou resolve fatiar o tempo fazendo pequenas coisas picadas no mesmo dia e você percebe que não consegue um ganho de produtividade.”

• “Focando em sua única coisa, é possível alcançar mais, fazendo menos.”

• “Equilíbrio nao é fazer um pouco de cada, mas mergulhar no que está fazendo, sem que uma coisa interfira na outra. Quando estudar só pensar em estudar, mergulhar no estudo. Exige treino e disciplina, mas traz um resultado muito bom.”

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Para administrar o tempo você pode usar a técnica da Tríade do Tempo e dividir tudo que envolve o seu dia em três esferas: Importante, Urgente e Circunstancial.6 Importantes são as coisas que trazem resultados, com tempo para serem realizadas. Urgentes são atividades com tempo curto, imprevistas e que geram pressão e correria. Circunstanciais são as tarefas inúteis, que gastam tempo e são feitas por pressão social. Quando você classifica, percebe onde gasta seu tempo e assim pode planejar e priorizar as tarefas e o dia.

Afinal, como bem disse Aristóteles, “nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Por isso, a excelência não é um ato, mas sim um hábito”.

Referências:
1. http://www.tdah.org.br/br/dicas-sobre-tdah/dicas-para-adultos/item/975-tdah-no-adulto-algumas-estrat%-C3%A9gias-para-o-dia-a-dia.html
2. https://dda-deficitdeatencao.com.br/tdah-adulto/tdah-afeta-vida-profissional.html
3. https://www.youtube.com/watch?v=rOM6MYy1beg
4. http://www.vagas.com.br/profissoes/dicas/5-estrategias-para-manter-o-foco-no-trabalho/
5. http://www.additudemag.com/slideshow/14/slide-1.html
6. http://maistempo.com.br/a-dor-e-a-trade/

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