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Quem tem TDAH pode fazer várias coisas ao mesmo tempo! Será que pode?
14 de dezembro de 2018


A mesa está posta, os presentes na árvore e o peru no forno. Enfim, tudo o que parecia impossível acaba de ser providenciado e Betina agora pode se arrumar. Essa vida multitarefas se repete todos os dias e hoje não foi diferente, ela está acostumada a fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Por exemplo: ler e ouvir música, assistir TV e olhar as redes sociais, cozinhar e trabalhar nos seus projetos. Esses e outros malabarismos consomem seu dia e, como quase sempre ela começa várias tarefas e termina poucas, muitas vezes alguma coisa dá errado.

Por falar em desastres, enquanto Betina foi tomar banho e se arrumar para a festa, seus hóspedes chegaram. A conversa estava boa, todos se divertindo, até que a fumaça invadiu a casa. Era uma vez um peru de Natal que virou carvão. O tipo de cena que a família toda já viu acontecer muitas vezes, porque todos já sabem que Betina tem TDAH e o distúrbio traz uma grande dose de distração e esquecimento, junto com a hiperatividade. Ou seja, a pessoa quer fazer tudo ao mesmo tempo e acaba deixando um rastro de confusão no cotidiano, porque se distraiu ou se perdeu com o acúmulo de atividades.

O mesmo padrão se repete na vida profissional e muitos projetos se acumulam sobre a mesa sem encontrar solução. Mas pelo menos nesse campo ela encontrou caminhos para melhorar a rotina de produtividade, até porque, para as pessoas com TDAH,
a produtividade é uma questão de sobrevivência. Não apenas porque os trabalhos precisam ser entregues e os prazos cumpridos, mas também porque a pessoa que tenta fazer várias coisas ao mesmo tempo, termina o dia exausta.

Pessoas com TDAH ficam pulando de uma tarefa para a outra, enquanto o esquecimento do TDAH compete com a hiperatividade causando um nível elevado de stress, quando não têm que enfrentar a depressão diante de tantos fracassos.¹

Muitas vezes é no extremo da situação que os amigos acabam orientando a busca de diagnóstico e tratamento. Isso porque o déficit de atenção pode causar dificuldades no planejamento das ações e na determinação de prioridades.

As pessoas adultas com TDAH têm dificuldade em priorizar as obrigações mais importantes a cumprir, como o término de um trabalho, enquanto gastam inúmeras horas em algo insignificante, como um vídeo game.²

A multitarefa é a troca de tarefas - concentrando rapidamente a atenção de uma tarefa para outra e depois voltando novamente. Um dos problemas é que esse comportamento multitarefa não é bom para o cérebro. Você até pode fazer atividades automáticas ou relativamente fáceis simultaneamente e elas acontecem o tempo todo, como caminhar e conversar, respirar e lavar louça. Mas as atividades cognitivamente exigentes requerem atenção concentrada e fazer mais de uma coisa por vez significa troca de tarefas e exige concentração.

Nesse caso a pessoa multitarefa vai ficar exausta porque seu cérebro estará queimando mais energia cognitiva para realizar tantas atividades simultâneas. Mesmo após receber o diagnóstico, as pessoas com TDAH continuam enfrentando muitas dificuldades cotidianas, como planejar, iniciar tarefas e realizar uma por vez, gerenciar o tempo, orientar ações e respostas, tomar decisões e controlar emoções. Como sobreviver a todo esse quadro sem morrer na praia? Algumas estratégias podem ajudar a se concentrar em uma atividade por vez, usando o tempo de forma bem mais eficiente para cumprir todas as tarefas sem causar a enorme confusão tão comum no universo dos portadores de TDAH.

Tente algumas dicas práticas³ para evitar o acúmulo de tarefas simultâneas, com um cotidiano mais produtivo, aliviando a vida e o cérebro:

  • Quanto mais concentrado você estiver, mais você resistirá à tentação de multitarefa.
  • Identifique as condições que ajudam você a estar mais focado.
  • Escreva uma lista de atividades que otimizem seu foco e poste-o em sua mesa ou em sua parede.
  • Programe as atividades de otimização de foco em seu calendário para a semana.
  • Enquanto você tem algum foco, clique em “pausa” e planeje como você usará seu tempo. Usar seu tempo mais focado para planejar ajudará a aliviar a sensação de estar desfocado em outros momentos. Se começar seu trabalho sem um plano detalhado, será muito mais suscetível à armadilha multitarefa.
  • Limite as distrações porque elas mudam o foco da tarefa, forçando inadvertidamente a multitarefa.
  • Desative notificações e defina os seus dispositivos para “não perturbe”.
  • Mantenha um bloco de anotações por perto para anotar os pensamentos que o distraiam e retorne a eles mais tarde.

Na verdade todos esses passos são parte de uma estratégia que você precisa estar disposto a seguir. Dessa forma pode evitar a multitarefa por meio de maior foco, planejamento intencional, maior motivação e limitação de distrações. Ao fazer essas coisas, você reduz a tão famosa ansiedade que leva ao caos da multitarefa e com isso pode estar mais presente em cada atividade. Isso também contribui para reduzir o stress, trazendo uma sensação muito mais agradável de dever cumprido no fim do dia.

O que no fim das contas é um alívio que todos querem e merecem, inclusive os portadores de TDAH. Sempre é bom lembrar que eles podem ser extremamente produtivos graças a uma outra característica, o hiperfoco, quando se concentram nos temas de seu interesse, ou em atividades prazerozas e estimulantes. Sem falar da sua reconhecida criatividade que resulta de um fértil mundo imaginário.

Enfim, vamos colocar o foco em cada tarefa, mas também nas infinitas chances de sucesso que se apresentam para os portadores de TDAH com suas qualidades únicas.

 

Referências:
1. YOUTUBE-TEDX-TALKS. TDAH - Uma pessoa que faz muita coisa ao mesmo tempo | Haroldo Guimarães | TEDxFortaleza. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ekyIkGxoDt4> Acesso em: 01 Nov. 2018.
2. TDAH-NO-ADULTO. Sintomas do TDAH no adulto. Disponível em: <https://tdahnoadulto.com/sintomas-do-tdah-no-adulto/>  Acesso em: 01 Nov. 2018.
3. ADDTITUDE-MAG. Just Tired — or Tired of Work?. Disponível em: <https://www.additudemag.com/multitasking-with-adhd-productivity-fixes-at-work-and-home//>  Acesso em: 01 Nov. 2018.

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