TDAH e Stress - Como lidar?


Cristina é gerente de vendas e seu trabalho inclui um constante relacionamento interno e externo, que por vezes impõe uma rotina estressante. Para completar, precisa mediar algumas situações de conflito que exigem equi- líbrio constante. Mas, os sintomas de TDAH se agravam em situações de estresse e ela já chegou a explodir em momentos inesperados. Muitas vezes, o cansaço domina os dias, um sintoma comum do TDAH e do estresse que pode confundir o diagnóstico.

A relação entre TDAH e estresse vem sendo abordada em muitas pesquisas e esse quadro é tão comum que o estresse pode ser visto como uma das comorbidades do TDAH. Desiree Weems Murray, PhD, cientista sênior de pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Infantil Frank Porter Graham, da Universidade da Carolina do Norte, afirma que “essa relação é complexa, provavelmente existe uma relação bidirecional e multidirecional entre o TDAH e o estresse”.1 Ou seja, as dificuldades causadas pelos sintomas do transtorno podem fazer você se sentir estressado e o estresse pode piorar os sintomas do TDAH.

Em artigo do Journal of Attention Disorders, os pesquisadores observam que os sintomas do TDAH estão asso- ciados ao estresse, especialmente para os adultos desatentos. O estresse crônico piora os sintomas e até causa alterações químicas e arquitetônicas no cérebro, afetando sua capacidade de funcionar. Murray diz que essa pes- quisa mostrou repetidamente que o estresse causa alterações no cérebro. Há uma diminuição nas habilidades de funcionamento executivo do cérebro, geralmente vistas na capacidade da pessoa de organizar informações e atividades e de gerenciar emoções.

O próprio fato de ser portador de TDAH pode ser uma fonte constante de estresse e irritação. Na vida cotidiana, a desatenção faz com que você perca chaves, documentos, esqueça compromissos, se atrase com projetos impor- tantes... Você acaba criando conflitos familiares e profissionais nessas situações ou com a própria impulsividade. Para completar, o fim do dia sempre traz aquela sensação ruim de ter feito tudo errado, quando não são acusa- dos pelos demais por serem “desleixados” e “incompetentes”.

Enfim, tudo contribui para intensificar o estresse, definido como uma reação emocional e física a situações que consideramos difíceis. Pesquisadores que estudam o estresse em pessoas com TDAH observaram níveis mais al- tos de cortisol, um hormônio liberado quando uma pessoa se sente estressada, do que em pessoas que não têm TDAH. De fato, apenas pensar nas coisas que os estressavam aumentava a quantidade de cortisol presente em seus corpos.2


O que você pode fazer para reduzir o estresse


Portadores de TDAH podem sentir os efeitos do estresse mais profundamente do que as outras pessoas. “Sinto- mas de TDAH, como frustração e impaciência, tendem a agravar o estresse e a ansiedade”, diz Jeffrey Gersten, PsyD, do Sistema de Saúde da Universidade Loyola e Gottlieb Memorial Hospital em Melrose Park, Illinois. Suas observações trazem algumas dicas3 que contribuem para reduzir o estresse relacionado ao TDAH:


• Respire fundo 10 vezes
Se você se sentir estressado com alguma coisa, tente respirar fundo 10 vezes lentamente. A regulação da respi- ração é uma maneira comprovada de reduzir o estresse. As pessoas com TDAH precisam desacelerar suas men- tes para interromper o pensamento negativo. Caso contrário, elas podem rapidamente sair do controle.

• Pratique mindfullness
Sintomas de TDAH, como falta de atenção e pensamentos dispersos, significam que as pessoas com TDAH “es- tão em todo lugar, menos aqui”. A atenção plena é a prática de aprender a estar presente no momento e é uma ótima forma de evitar o estresse, e uma das melhores maneiras de praticar a atenção por conta própria é apren- der a meditar.

• Pratique exercício físico todos os dias
Inúmeros estudos mostram que o exercício físico reduz o estresse e a ansiedade. As pessoas com TDAH podem literalmente vibrar com excesso de energia e a maneira mais eficaz de reduzir a hiperatividade é o exercício diá- rio e vigoroso.

• Durma o suficiente
Dormir bem é uma das maneiras mais importantes de controlar os sintomas do TDAH. Dormir o suficiente significa reduzir a cafeína, exercitar-se o suficiente e manter um cronograma rigoroso de horários para dormir e acordar.

• Pratique yoga
Yoga e outros exercícios mente-corpo são fantásticos para os sintomas e o estresse do TDAH. Pessoas com TDAH passam muito tempo dentro de suas cabeças e o yoga é uma maneira de encontrar equilíbrio entre a mente e o corpo.

• Ria mais
Pessoas com TDAH tendem a encontrar maneiras de se concentrar em pensamentos negativos. Pesquisas su- gerem que uma boa risada pode aliviar o estresse, melhorar seu humor e até ajudá-lo a se concentrar.

• Escreva um diário
Como a desorganização é um sintoma do TDAH que muitas vezes pode levar ao estresse, manter um diário é bom para centralizar uma mente dispersa. Além de escrever seus pensamentos no papel, você pode escrever listas para se manter organizado. Além de todas essas iniciativas, você também pode experimentar outras ferramentas para lidar com o estres- se emocional. Elas são importantes porque pessoas com TDAH experimentam um dreno emocional corrosivo constante ao se perguntarem o que há de errado com elas. Mas você pode enfrentar essa verdadeira síndrome de desconforto emocional com ferramentas4 que ajudem a fortalecer o senso de se amar e se apoiar. Elas contri- buem para o seu bem-estar reduzindo a carga de estresse emocional do TDAH:

  • A aceitação lhe dá a coragem de enfrentar seu TDAH. Aceite que é assim que seu cérebro está configurado, aceite a sabedoria e o QI que você carrega, aceite a possibilidade de tratamento e acima de tudo: aceite-se;
  • Adote o humor. Toda vez que rimos, respiramos profundamente e também possibilitamos, por um momento, não pensar em nada além de engraçado. Ambos são muito úteis para as mentes hiperativas;
  • Use sua intuição, ela é o seu sexto sentido. Pessoas com TDAH não têm necessariamente um senso mais forte de intuição, mas podem ser capazes de usá-lo com mais eficiência do que os demais;
  • A imaginação é um dos mais altos e melhores usos da mente e um dos mais terapêuticos. Conectar-se à sua imaginação é a melhor maneira de reconstruir a sensação interna de segurança que pode ter desaparecido há anos, ou talvez nunca tenha existido;
  • O devaneio estratégico e terapêutico é o mesmo que sonhar acordado. Quando você está tentando se recom- por é bom sonhar acordado e como portador TDAH provavelmente é um sonhador experiente.

Ao unir todas as dicas e ferramentas que trouxemos aqui, você adquire um processo de autoajuda que pode con- tribuir para reduzir o estresse crônico do TDAH, trazendo um cotidiano mais leve, sem tantas cobranças e com maior bem-estar. Mas, se apesar de todos os esforços, os sintomas não reduzirem, peça ajuda a um profissional de saúde e lembre que nem todas as situações podem se resolver sem esse apoio.



1- CHADD. Managing Stress When You Have ADHD. Disponível em: https://chadd.org/adhd-weekly/mana- ging-stress-when-you-have-adhd/. Acesso em: 01 jul. 2020.

2- CHADD. Reframe Your ADHD-Related Stress. Disponível em: https://chadd.org/adhd-weekly/reframe-you- r-adhd-related-stress/. Acesso em: 01 jul. 2020.

3- CHRIS ILIADES. Everyday Health. 7 ADHD Stress-Reduction Techniques. Disponível em: https://www. everydayhealth.com/adhd-pictures/adhd-stress-reduction-techniques.aspx. Acesso em: 01 jul. 2020.

4- JAMES OCHOA. Additude. Restart Your Brain: ADHD-Friendly Tools for Handling Emotional Stress. Dispo- nível em: https://www.additudemag.com/emotional-stress-and-adhd-tools/. Acesso em: 01 jul. 2020.

Abril/2021 C-ANPROM/BR/VEN/0011.