Blog

Como lidar com o TDAH?
18 de julho de 2018


A vida de Renato até parece uma sequência de desastres e atitudes inconsequentes. Como entender que um rapaz com tantas qualidades se comporte de forma tão inadequada? Fica impaciente nas filas e passa na frente dos outros, quando participa de algum jogo, desde a infância demonstra dificuldade de esperar a sua vez. A distração atrapalhou toda sua vida de estudante e ele só conseguiu entrar na faculdade e se formar porque a família deu todo o apoio. Quando começou a dirigir, Renato logo perdeu a carta com multas e infrações motivadas pelo déficit de atenção. Agora começou a trabalhar e está planejando o casamento. Ninguém sabe como vai ser essa nova fase de vida. Todos pensam em conversar com a noiva para mostrar como lidar com o TDAH.

Sim, porque é exatamente este o problema do Renato, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que só foi superado porque ele e sua família fizeram um grande esforço para aprender a lidar com o TDAH. Os resultados têm sido positivos, mas a cada nova etapa as pessoas à sua volta precisam entender como funciona o cérebro dos portadores desse transtorno e apoiar nas dificuldades para não gerar desentendimentos e cobranças. E ele também se empenha, e muito, para conviver com o TDAH.

Se você se identifica com essa situação e quer saber como lidar com o TDAH, antes de achar que tem o transtorno deve procurar um profissional de saúde para uma avaliação neuropsicológica. Se confirmado o transtorno, o profissional vai apontar as habilidades e dificuldades cognitivas do TDAH e orientar um programa de tratamento que possa estimular as funções deficitárias, a atenção e a impulsividade.

Mas se você já tem o diagnóstico pode encontrar boas dicas no Guia de Sobrevivência para o TDAH, que ajuda a adquirir maior consciência sobre o transtorno e mostra como superar suas consequências, com exercícios e atividades lúdicas.¹

É importante saber que o TDAH é um distúrbio neurobiológico reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que pode ser observado desde a infância e a adolescência. Muitas vezes os pais e os portadores passam toda uma vida lidando com as dificuldades que podem persistir na vida adulta.

Entre os sintomas típicos do TDAH estão o descuido nas atividades, falta de organização, dificuldade em manter a concentração e atenção, inquietude e hiperatividade. Esses sintomas têm resultados desastrosos na vida dos adultos com TDAH, que muitas vezes se vêem como fracassados, envolvendo-se em um cotidiano quase desesperador. Eles esquecem de pagar contas, perdem chaves e documentos, se esquecem de reuniões e compromissos, começam novos projetos e não finalizam nem cumprem os prazos. Em situações extremas entram em dívidas e perdem o emprego, às vezes os relacionamentos e até os amigos.

Mas com um diagnóstico correto e tratamento adequado tudo muda na vida das pessoas com TDAH e as possibilidades são muito positivas de melhorar as relações interpessoais envolvendo os cônjuges, familiares, amigos e o ambiente profissional.

Quando se tornam conscientes dos seus pontos fortes e fracos e seguem o tratamento de forma correta, algumas estratégias podem ajudar no dia a dia, mudando tudo para um novo caminho de sucesso, tanto pessoal quanto profissional. Siga essas dicas² que podem ajudar, e muito:

  • Adote hábitos que ajudam a lidar com o stress e a alteração de humor: pratique exercícios, durma bastante e cuide da sua alimentação, porque essas práticas ajudam a diminuir a distração e hiperatividade;
  • Organize melhor a vida e evite a desordem diária: defina lugares para cada objeto e jogue fora o que não usa; tenha uma agenda e use para organizar horários e compromissos criando padrões de comportamento organizado; crie o hábito de fazer listas e anotar tudo o que for importante, como tarefas, compromissos e projetos; não deixe nada para depois, adote a prática de fazer tudo agora mesmo; crie um sistema de arquivamento, com divisores, cores e etiquetas; dedique um tempo para os e-mails, responda, arquive ou apague na hora.
  • Administre seu tempo e não perca seus compromissos: use relógio; defina prioridades; crie uma rotina diária com tempo certo; reserve mais tempo do que julgar necessário para cada atividade; use alarmes e chegue 15 minutos mais cedo nos compromissos; faça uma tarefa de cada vez;  aprenda a dizer não e com isso evite assumir o que não poderá cumprir.

Claro que as pessoas à sua volta precisam entender o que se passa com o seu cérebro e os problemas que você enfrenta, mas você é o principal responsável por seguir as estratégias³ que ajudam a lidar com o TDAH. Veja por onde começar, mas vá com calma, planeje e defina metas possíveis e respeite seu tempo, com um passo de cada vez, sabendo que as conquistas serão gradativas.

  1. Para alcançar objetivos e metas de vida:
    • Comece com um rápido sucesso ao escolher uma meta fácil de ser concluída. Pratique muito nas metas mais fáceis de serem atingidas pois isso aumentará a sua auto-estima e autoconfiança.
    • Identifique pontos de alta motivação, o que realmente você gosta de fazer e faz o seu coração brilhar, escolha metas que você realmente deseje alcançar e que poderá conseguir com facilidade. Esse é um reforço bem positivo para continuar.
    • Priorize suas metas e ponha no papel. É imprescindível sentir-se entusiasmado e satisfeito com as metas que delineou.
    • Reduza as expectativas e tenha boas perspectivas, visão de futuro, determinação e persistência. Quando você consegue manter as suas expectativas mais realistas, o sentimento de vitória e sucesso costumam ser maiores e muito gratificantes.
  2. Defina o passo a passo:
    • Dê pequenos passos de cada vez e fracione as suas metas em metas menores, que normalmente são melhor e mais facilmente administráveis.
    • Desenvolva um plano de ação, um diário de estratégia, liste os passos necessários para que cada meta seja concluída. Certifique-se de deixar horários em branco no seu plano de ação. Seja flexível e tente até conseguir. Caso não consiga, repense sua programação com um plano B e um plano C, se necessário.
    • Reavalie o seu progresso regularmente e lembre de se elogiar e se gratificar a cada progresso feito. Comemore cada etapa e sinta-se vitorioso por cada etapa concluída!
  3. Estabeleça metas inteligentes e que sejam:
    • Específicas: exclusivas para o propósito a ser atingido.
    • Mensuráveis: quando podemos determinar claramente se o progresso está sendo feito em sua direção.
    • Assumidas: quando você conversa com você mesmo ou com um amigo e concorda com a meta e se compromete a executá-la.
    • Realísticas: metas que podem ser alcançadas.
    • Com tempo definido: metas que podem ser concluídas dentro de um tempo razoável, a médio prazo.

Enfim, são muitos os recursos que você pode adotar como verdadeiros aliados da sua luta para conviver com o TDAH, sem contar que você pode utilizar os novos recursos da tecnologia, como a agenda com alertas do Google no seu celular e ainda o aplicativo FOCUS, especialmente desenvolvido para os portadores do TDAH. Para completar, converse sempre com as pessoas que convivem com você, explique as suas dificuldades, os seus passos para vencer cada uma delas e como é importante ter o apoio de todos à sua volta.

Referências:
1. TUDO-SOBRE-TDAH. O Guia da sobrevivência para o TDAH. Disponível em: <https://www.tudosobretdah.com.br/o-guia-de-sobrevivencia-para-o-tdah/ >. Acesso em: 14 Jun. 2018.
2. TDAH-ORG. TDAH no adulto - algumas estratégias para o dia a dia. Disponível em: <http://tdah.org.br/tdah-no-adulto-algumas-estrategias-para-o-dia-a-dia/>  Acesso em: 14 Jun. 2018.
3. TDAH-ORG. Planejar, tomar decisões, traçar objetivos e metas é o must no TDAH. Disponível em: <http://tdah.org.br/planejar-tomar-decisoes-tracar-objetivos-e-metas-e-o-must-no-tdah/>  Aces-so em: 14 Jun. 2018.

Muito obrigado pelo seu comentário! Essa página é um projeto desenvolvido pela Shire Farmacêutica Brasil Ltda. Todos os conteúdos postados são moderados devido às normas que regulamentam as atividades da indústria farmacêutica (farmacovigilância, compliance, médica e jurídica). Obrigado!

Mantenha-se informado